Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / ENCONTRO REGIONAL DE VEREADORES DE SERAFINA CORRÊA

ENCONTRO REGIONAL DE VEREADORES DE SERAFINA CORRÊA

por vfs última modificação 23/02/2017 12h14

Encontro Regional de Vereadores reuniu representantes de 18 municípios
Evento foi realizado pelo Poder Legislativo de Serafina Corrêa, dentro das comemorações de 55 Anos do Município
Com a participação de representantes de dezoito diferentes municípios, o primeiro Encontro Regional de Vereadores foi realizado na tarde de terça-feira (14), no Plenário da Câmara de Serafina Corrêa. Além de Vereadores, também participaram da programação assessores e servidores das Câmaras de Vereadores dos municípios de: Casca, Vanini, Santo Antônio do Palma, Gentil, David Canabarro, Paraí, Vila Maria, Montauri, União da Serra, Guaporé, Dois Lajeados, Nova Bassano, Fagundes Varela, São Valentim do Sul, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata e Serafina Corrêa. Também participaram Suplentes de Vereador, Secretários Municipais, Assessores Jurídicos, Procurador do Município, o Prefeito de Serafina Corrêa Ademir Antônio Presotto e o Vice-Prefeito Francisco Bernardo Mezzomo.
A abertura do evento, que faz parte da programação comemorativa de Aniversário de Serafina Corrêa, foi feita pela Presidente da Câmara, Vereadora Eleni Castro Pizzatto, acompanhada pelos demais Legisladores Serafinenses. Após, o Vereador Paulo Massolini falou sobre a história do Município, a imigração italiana, o processo de co-oficiliação da Língua Talian e o reconhecimento entregue pelo Ministério da Cultura.
Para os participantes e visitantes, a oportunidade foi de aprendizado e troca de informações, especialmente sobre o papel da Câmara de Vereadores e a importância desta representar bem a sociedade. Com o tema: “Ideias para proposições de iniciativa da Câmara”, o encontro contou com palestra do Diretor do IGAM - Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, Sr. André Leandro Barbi de Souza. “Todo o município do Brasil tem uma Câmara de Vereadores, mas não são todos os que têm um Poder Legislativo. O Poder Legislativo é a Câmara construindo-se no exercício dos seus papeis constitucionais. Então, ser Poder Legislativo no exercício local da atividade de representação da sociedade significa construir-se, entender a sua função, a sua responsabilidade”, enfatizou o palestrante. Para Barbi, os Vereadores devem lembrar em primeiro lugar que: “A Câmara representa a sociedade e atua para tutelar e proteger o direito fundamental da nossa Constituição, que é fazer com que o cidadão tenha dignidade em seu cotidiano.”
Após a palestra, os participantes tiveram espaço para questionamentos, sendo que também fez parte da programação a divulgação do Festipizza 2015 e degustação de pizzas, através da participação da organização do festival gastronômico e das Soberanas de Serafina Corrêa.
De Vila Flores, participaram o Presidente da Câmara Julcimar Antôno Detoni e os Vereadores Isidoro Paludo e Volmir Guadagnin.

« Abril 2024 »