Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Institucional / História da Cidade / História do município de Vila Flores

História do município de Vila Flores

por vfs última modificação 17/05/2022 14h00

A vinda dos imigrantes europeus para o Brasil direcionou-se por alemães e italianos. Os primeiros alemães chegaram em 1824, atraídos principalmente pelo clima e estabeleceram-se na região sul. A partir de 1875 os imigrantes italianos  também se estabeleceram na região sul do Brasil, motivados pela guerra de unificação, o serviço militar de três anos e pela expansão do latifúndio em seu país de origem. Tal imigração teve apoio do governo italiano, pois com o regime Liberal houve o fortalecimento da burguesia e a  maioria das terras caía nas mãos dos latifundiários. Coagidos, os pequenos agricultores tornavam-se dependentes dos latifundiários e restava-lhes  a esperança de realização econômica na América, já que na segunda metade do sec. XIX com a tentativa de Abolição da Escravatura eram oferecidas vantagens para os imigrantes que aqui chegassem . Assim, um milhão de italianos chegaram ao Brasil e parte deles optaram em trabalhar nos cafezais em São Paulo para substituírem a mão-de-obra escrava e, os demais se estabeleceram na região serrana do sul do país, por verem-se como agricultores livres e realizarem o sonho que não haviam conseguido em seu país de origem. Esses imigrantes recebiam assistência médica, religiosa, instrução às crianças, possibilidade da venda e crédito de um lote colonial: o trabalho remunerado durante 15 dias do mês, na construção das estradas, a título de compra de terra.

O Rio Grande do Sul inicialmente denominado Continente de São Pedro era habitado por indígenas. Com a crescente penetração de pessoas que tinham o objetivo a exploração de riquezas e a ocupação de terras, surgiram as primeiras povoações.

A partir de 1830, todo o território dessa região pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha, o qual era ligado por uma estrada geral. Neste percurso os fazendeiros abriam picadas e caminhos e, consequentemente pequenos núcleos de pessoas.

O excesso de pretendentes nas colônias  Conde d Eu e Dona Izabel, obrigou a inspetoria  geral de colonização a planejar a criação de novas colônias. Exemplo disso foi a Colônia de Alfredo Chaves instalada em 1884, num local conhecido como Roça Reúna.

O objetivo do governo era povoar as regiões que ainda não eram colonizadas e, com recursos do governo imperial, foi criada a Colônia de Alfredo Chaves   sob a direção do engenheiro Dr. Júlio da Silva Oliveira - primeiro administrador chefe designado pelo Governo Imperial que na chefia da Comissão Colonizadora  iniciou a demarcação  das terras e providenciou o estabelecimento dos primeiros imigrantes auxiliado por um ajudante de ordem, quatro agrimensores, um escriturário e um colocador de imigrantes. 

Segundo Longhi e Rigo, a posição geográfica da nova colônia e a nova riqueza do solo davam muita esperança e, apesar da distância e do isolamento, desenvolveram um progresso rápido e surpreendente.

Por volta de 1884, surge a capela de Santo Antônio de Pádua  com a construção de algumas casas. A posição intermediária entre Alfredo Chaves (Veranópolis) e Capoeiras (Nova Prata), permitiu que aqui se tornasse  um local de descanso para pouso  e refeição de  carreteiros que ali passavam. Este local com o tempo passou a denominar-se Pinheiro Seco, devido ao fato de um pinheiro resistir as labaredas provocadas pelas queimadas para o plantio de milho.

Em 15-01-1898 a Colônia Alfredo Chaves (Veranópolis), desmembrou-se de Lagoa Vermelha e é elevada a categoria de município, abrangendo monte Vêneto (Cotiporã), Bela vista (Fagundes Varela), Pinheiro Seco (Vila Flores) e Capoeira (Nova Prata).

Em 1920 Pinheiro Seco passa denominar-se  Vila Flores, em homenagem a família Fiori, uma das primeiras famílias que ali se estabeleceram.

Sob a administração municipal de Fabiano Reske, Vila Flores é elevada a categoria de 4º distrito do município de Veranópolis, através da Resolução nº  217de 1951.

 

EMANCIPAÇÃO DE VILA FLORES

A ideia de emancipar Vila Flores, surgiu quando alguns líderes vislumbraram a possibilidade de emancipar o então distrito. A população reuniu-se na sede do Clube Gaúcho e elegeu a Comissão Emancipacionista. Presidente: Antônio Costella. Vice-Presidente: Luiz Pessutto. 1º Secretária: Zélia Brandalise Fiori. 2º Secretária: Marilza  Gallina. 1º Tesoureiro: Nelson Faganello. 2º Tesoureiro: Levino Bristot. Conselho Fiscal: Darcilo João Canevese, Nelson Zugno e Gildo Roncatto. Em tempo recorde, 72 horas esta comissão havia levantado todos os dados e  organizado os documentos exigidos para solicitar junto à Assembleia Legislativa a credenciação. A partir daí foi organizada a consulta Plebiscitária que aconteceu no dia 10-04-1988, com os seguintes resultados: Total de votos SIM: 1052. Total de votos NÃO: 364. Total de votos BRANCOS: 06. Total de votos NULOS: 10. Perante este resultado, o Sr. Juiz Eleitoral Dr. Arlindo Scotá, proclamou vencedora a manifestação popular e no dia 12 de maio de 1988 foi oficializada a criação do Município de Vila Flores.

No dia 17 de julho de 1988, foi realizada uma consulta popular, através de voto secreto, onde cada eleitor apontaria um cidadão da comunidade, onde que o mais votado seria o Prefeito e o segundo mais votado viria a ser o Vice-Prefeito. Após a apuração dos votos, Srª Zélia Brandalise Fiori foi eleita prefeita e o Sr. Antônio Costella eleito Vice-Prefeito, onde assumiram a administração do município em 1º de janeiro de 1989 a 1992. A partir de 1993 a 1996 administraram o município o Sr. Antônio Costella Prefeito e o Sr. Dirceu Friori,  Vice-Prefeito. De 1997 a 2000 administraram o município o Sr. Vilmor Carbonera Prefeito e o Sr. Luiz Pessutto, Vice-Prefeito. De 2001 a 2004 e de 2005 a 2008  administraram o município o Sr. Gessi José Brandalise Prefeito e o Sr. Jair Pedro Morello, Vice-Prefeito.  A partir de 2009 a 2012 administraram o município o Sr. Jair Pedro Morello Prefeito e o Sr. Clésio Grandi Vice-Prefeito. A partir de 2013 a 2016 administram o município o Sr. Vilmor Carbonera, Prefeito e o Sr. Rudimar Peruzzo, Vice-Prefeito de Vila Flores, sendo os mesmos reeleitos no mandato seguinte (2017 à 2020). Atualmente, o município conta a Administração do Sr. Evandro Brandalise como Prefeito e o Senhor Agenor Galli como Vice-Prefeito (2021 à 2024). 

 

Acesso à Informação

Mídias Sociais

Facebook 

« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6